20 de setembro de 2010

VISITA A CRECHE OESTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

Que a Reunião Pedagógica  constitui-se em um ótimo momento para a formação dos professores, ninguém duvida ! Mas, conhecer uma creche/escola que é referência para os profissionais da Educação Infantil, como diz o jargão,  “não tem preço”!
Nosso grupo de professores - CEU CEI FORMOSA
Após conversar com as professoras e saber acerca do interesse delas em  conhecer a creche/escola da USP,  liguei para a coordenadora pedagógica de lá, a Flaviana, que como sempre muito prestativa,  agendou nossa visita para o dia 28 de junho de 2010.
Fretamos um ônibus e fomos para a USP, no caminho, a ansiedade e a curiosidade se misturavam ao trânsito intenso da Marginal Pinheiros; muito já havíamos lido e estudado acerca da metodologia desenvolvida lá, pois  é comum  em cursos de pedagogia e na própria formação no CEI o estudo de livros de autores que atuam nas Creches/Escolas da USP, em especial, o “Fazeres da Educação Infantil”, que me acompanha desde o tempo da faculdade, entretanto,  agora seria diferente, pois íamos ver com nossos “próprios olhos”.
Chegando lá fomos recebidas pela Coordenadora Flaviana que inicialmente nos apresentou toda a estrutura física da escola e a organização dos espaços. O lugar é maravilhoso, nem parece que estamos em São Paulo, a área verde se sobrepõe a imagem cinzenta da cidade ! Os ambientes são organizados em cantos de interesse, e fica evidente o “protagonismo infantil”, ou seja, as produções em sua maioria, são feitas pelas mãos das próprias crianças ! Tudo tem a cara delas ! Desde as pinturas  que viram móbiles até o cartaz “Amigos Para Sempre” ! A arara de fantasias, o cantinho da brincadeira simbólica, a decompostagem, os livros, as fotos, tudo é pensado para que as crianças sintam-se pertencentes àquele lugar, e possam construir uma parte de sua história, quem sabe até a mais bela !

Um ponto que também nos chamou a atenção, é que não são necessários muitos recursos financeiros  para proporcionar boas situações de aprendizagem às crianças, como uma Autarquia Estadual, a Creche da USP passa por dificuldades que não diferem muito das nossas e a solução encontrada foi trabalhar com materiais não estruturados (quer saber mais ? leia o Artigo de Adriana Klisys “Faz de Conta: invenção do possível”- Revista Criança – Publicação do MEC) que, ao contrário do que se pensa, pode ser muito mais significativo para as crianças, pois é utilizado  os materiais que elas mesmas tem contato no dia a dia, por exemplo, garrafas pet  e bolinhas viram brinquedos do parque; de embalagens de Yakult surgem móbiles para os bebês, caixas de leite viram um jogo de dominó e tudo mais que a imaginação permitir, haja visto que este tipo de materiais nos dá esta flexibilidade.

Após, conversou conosco, acerca dos propósitos, metodologia e valores que cerceiam as unidades de Educação Infantil da USP e nos apresentou também, um DVD Institucional contando toda a história das mesmas.
Por fim, fica evidente que é possível sim construir escolas de qualidade, fazer com que as crianças dêem forma aos lugares que passam várias horas do dia, que a curiosidade delas deve ser o ponto de partida dos projetos e atividades...e a Creche da USP  está aí para mostrar que tudo isto é possível, basta querer !

2 comentários:

  1. Isso é tão verdade que muito do que vimos lá na Creche da USP já faz parte de nossa rotina no CEI Formosa.

    ResponderExcluir
  2. As fotos são uma pequenina parcela do que fazemos aqui. Q bom q nossos familiares e amigos podem conhecer um pouquinho do nosso trabalho.

    ResponderExcluir